Início » Direitos e Deveres do Paciente
O Hospital são Vicente de Paulo busca sempre priorizar o bem-estar de todos e garantir um atendimento de excelência e qualidade. Seu objetivo é ser o mais transparente possível em todos os quesitos quem envolvem essa relação sendo assim é de suma importância que o paciente tenha conhecimento de todos os seus direitos e deveres.
• Saber o nome, a categoria profissional, a função e o cargo de quem lhe está prestando atendimento;
• Obter informações claras, objetivas e esclarecedores sobre as ações diagnosticas, terapêuticas, tratamentos propostos, riscos, alternativas de tratamentos e prognósticos.
• Autorizar um representante legal ou familiar, mediante termo de decisão por antecipação, para ter acesso às suas informações durante o período de internação;
• Recusar procedimento e/ou terapêutica e revogar e revogar consentimentos anteriores;
• Solicitar uma segunda opinião médica;
• Confidencialidade e sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública;
• Privacidade;
• Não sofrer qualquer espécie de discriminação;
• Receber apoio moral, psicológico e religioso quando hospitalizado;
• Avaliação, orientação, e manejo da dor;
• Ter acesso às contas referentes às suas despesas;
• Receber resultados dos exames que desejar;
• Ter acesso às contas referentes às suas despesas particulares;
• Receber proteção e segurança, á medida em que os procedimentos e as instalações possibilitem;
• Ter um ambiente de cuidado que favoreça a recuperação, sendo o silêncio respeitado em todos os momentos.
Essas casas hospitalares estão em conformidade com a lei Federal n° 14.737/2023, garantindo que pacientes mulheres tenham acompanhantes nos atendimentos de consultas e exames. Em procedimentos com sedação se a paciente não indicar um acompanhante, o Hospital indicará um profissional de saúde, preferencialmente do sexo feminino.
• Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados á sua saúde.
• Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.
• Responsabilizar-se quando da recuso em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial.
• Cumprir os regulamentos da instituição, respeitar as orientações de silêncio e preservar os recursos da instituição e do ecossistema.
• Respeitar os direitos, a saúde física e mental dos demais pacientes e dos profissionais da instituição;
• Não fumar em nenhum local dentro da instituição, inclusive o seu próprio leito de internação, banheiros, lanchonetes, áreas comuns, inclusivo na frente do hospital.